Edições Anteriores
Já são oito edições promovendo a discussão de ideas, a troca de experiências e uma mentalidade mais disruptiva na administração pública. Em 2022, a Semana foi um chamado para ação. Com o tema: "É tempo de criar", o evento adotou o formato híbrido e voltou a ser presencial sem deixar de lado a programação online. Em 2021, ainda sob a realidade transformada pela pandemia - assim como a edição de 2020 - teve formato virtual, gratuito e interativo.
Desde sua criação, a semana vem crescendo em tamanho e estrutura, favorecendo e disseminando a cultura de inovação entre os agentes públicos do Brasil e do mundo. O evento cumpre seu papel fundamental de apresentar tendências e possibilidades para a transformação das organizações públicas. A partir de exemplos de todo o mundo, discutimos como servidores e empreendedores cívicos podem imaginar e construir novos futuros possíveis.
Conheça os temas das semanas anteriores:
Em sua a 5ª edição, em 2019, a Semana focou na inovação como prática sistêmica, capaz de transformar o modo como o Estado se relaciona com a sociedade, recolocando o alvo de atuação nas pessoas e suas necessidades. Com o tema “Governo para as Pessoas”, a quinta edição abordou tópicos como experiência do usuário no setor público, transformação digital, tecnologias exponenciais, formulação de políticas baseadas em evidências, e inteligência artificial em políticas públicas. O evento ocorreu entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019, no Instituto Serzedello Corrêa, e reuniu aproximadamente 2 mil participantes, contando com mais de 80 palestrantes. A programação contemplou diversas atividades, como workshops e compartilhamento de cases, oficinas, mesas redondas, cursos entre outras atrações. O evento foi gamificado e a palestra de encerramento contou com a presença do best seller Yuval Harari.
Em 2018, o evento inovou no local, formato e conteúdo. Foi realizado no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília/DF, que abrigou mais de 80 atividades - como entrevistas, apresentações no estilo TED talks, oficinas, mesas redondas, lançamento de livros, escape room (espaço para jogos estratégicos) e exposições de vídeos 360°. Contou ainda com uma gama de eventos paralelos, como o Encontro Regional da Rede da OCDE sobre Governo Aberto e Inovador na América Latina e Caribe. O público reagiu positivamente aos debates, interação, empatia e bom-humor que caracterizaram esta edição da Semana. Esse engajamento se repercutiu em recorde de participação online e presencial. Foram mais de 5 mil visualizações das transmissões, além dos cerca de 1,6 mil presentes no local
No ano de 2017, a III Semana de Inovação em Gestão Pública também aconteceu na Enap, em Brasília, no período de 16 a 19 de outubro, com o foco principal na transformação de serviços. Os cerca de 600 participantes acompanharam e participaram de debates sobre a tendência de transformação digital no governo federal brasileiro. Foram apresentadas 20 palestras no estilo TED Talks e realizadas 10 oficinas de inovação - conduzidas por especialistas nacionais e internacionais. Pela primeira vez, houve transmissão online em tempo real (acompanhada por mais de 1 mil pessoas, de diferentes lugares do Brasil).
Em 2016, a Semana de Inovação foi realizada entre 19 e 22 de setembro, nas dependências da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em conjunto com o Seminário Internacional Governança, Inovação e Desenvolvimento. Líderes governamentais e expoentes dos setores privado e acadêmico nacionais e internacionais se reuniram com o objetivo de promover a reflexão e o debate propositivo a respeito do cenário atual e das perspectivas do desenvolvimento, da governança e da inovação no Brasil e no mundo. Houve palestras-magnas, apresentações de especialistas e arenas de inovação. Foram 12 workshops, 14 palestras e 350 participantes.
Em seu primeiro ano, “Transformando ideias em soluções” foi a temática principal do encontro. Realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, teve como objetivo promover a cultura de inovação e empreendedorismo na Administração Pública Federal. A proposta também foi criar um ambiente interativo e criativo com ideias e soluções para a melhoria de processos e serviços públicos. O evento aconteceu em conjunto com a Conferência Internacional e com o StartupGov (espaço para aproximação do governo a especialistas do ecossistema de startups) - no total, foram nove workshops, 28 palestras e 600 participantes.