Desafios da Ouvidoria da Dataprev e do Ministério da Cidadania no atendimento ao Auxílio Emergencial
Data: Ter - 17/11
Horário: 19:00 às 21:00
Trilhas Temáticas: Gestão Pública
O estado de calamidade pública em decorrência da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, exigiu do Estado brasileiro diversas ações urgentes para mitigar os efeitos da crise. As iniciativas governamentais foram amplamente divulgadas pela mídia nacional e acompanhadas por boa parte da população brasileira. Os desafios foram gigantescos, com amplitude mundial, com fortes impactos econômicos e sociais, sem precedentes na história recente. Nesse contexto, a Dataprev foi acionada pelo Ministério da Cidadania para realizar a verificação das informações dos bancos de dados sociais da União, cruzando informações e identificando as famílias atendidas pelos benefício do auxílio emergencial. O momento, sem dúvida, foi uma oportunidade para que a sociedade brasileira percebesse o quão importante é ter suas informações sociais atualizadas, tratadas e disponíveis com segurança no que diz respeito à formulação e execução de políticas públicas sociais com eficácia. Naturalmente, muitas dúvidas e pleitos foram direcionados para Administração Pública pela sociedade, por meio do canal de ouvidoria, principalmente para os órgãos públicos envolvidos diretamente com a solução dos desafios. O fluxo de demandas direcionadas para Ouvidoria da Dataprev, de um dia para o outro, teve um crescimento 10.000%, ou seja, antes do período de calamidade pública recebia, em média 200 manifestações por mês, passou a receber até 20.000 manifestações. Com inovação tecnológica e adaptação rápida do processo de gestão das manifestações, a Dataprev venceu esse desafio sem descumprir o prazo legal de atendimento, para nenhuma das manifestações recebidas. Todas as manifestações foram tratadas, respondidas ou encaminhadas para ouvidoria do órgão responsável pelo assunto relatado pelo cidadão.
#InovaçãoNaGestão