Natália Teles da Mota - Curiosa e sem-vergonha. Mãe. Professora. Aluna. Inquieta da educação. Com um vasto currículo... Ou melhor, com um médio currículo... Bem, com alguma experiência em educação a distância, desenho instrucional e gestão de projetos em educação. E muita vontade de compartilhar aprendizados após um Mestrado em Educação a Distância pela Open University.
Palestrantes
Semana de Inovação
16 a 19 de Novembro
Natália Teles da Mota
Mestra em Educação a Distância pela Open University

Agenda
- Avaliações renováveis: quem são? o que fazem? como vivem? - Terça - 17/11 - 16:00 às 17:50
Avaliações renováveis: quem são? o que fazem? como vivem?
Data: Ter - 17/11
Horário: 16:00 às 17:50
Trilhas Temáticas: Gestão Pública
Você nunca ouviu falar em avaliação renovável? Nunca? Nem eu, até bem pouco tempo atrás. David Wiley cunhou o termo 'avaliações renováveis' em oposição às chamadas 'avaliações descartáveis', descritas como aquelas sem qualquer utilidade para além do propósito de avaliar o aluno em um contexto educacional.
Sob a ideia de que a avaliação é uma parte importante do processo de aprendizagem, avaliações renováveis bem pensadas contribuem para melhores resultados de aprendizagem para os alunos, ao mesmo tempo que têm um maior impacto na sociedade. O crescente interesse pelas avaliações renováveis nos últimos anos pode estar relacionado à busca por soluções educacionais baseadas em práticas participativas, colaborativas e distribuídas em direção a um conhecimento co-construído, contextualizado, cumulativo e iterativo.
A concepção de uma avaliação com as permissões 5R em mente (reter, revisar, remixar, reutilizar e redistribuir) permite a criação de artefatos avaliativos que podem ser compartilhados sob licenças Creative Commons, contribuindo para o processo de aprendizagem de alunos atuais e futuros ou mesmo beneficiando a sociedade em geral. Os exemplos incluem a produção de livros didáticos abertos, a revisão de verbetes da Wikipedia e a produção de outros tipos de REA.
Deixe a criatividade rolar nesta nesta oficina e venha desenhar avaliações renováveis dirigidas a qualquer público-alvo.
Esta oficina é indicada para profissionais que atuam diretamente ou possuem interface com o processo de desenvolvimento de cursos, em especial desenhistas instrucionais, coordenadores de cursos, professores ou produtores de conteúdo (e também para você, curioso, sem-vergonha, que não tem nada a ver com esse perfil, mas adora uma novidade).
Momento 1 | Introdução ao tema
É provável que muitos nunca tenham ouvido falar em "avaliação renovável". Vamos conhecer alguns exemplos de sucesso e falar um pouco sobre o contexto geral da educação em que ela se insere.
Momento 2 | Produção individual de uma avaliação renovável
Os participantes terão oportunidades de navegar em repositórios de avaliação renovável para se inspirar e construir sua proposta de avaliação com base em um modelo simples.
Momento 3 | Socialização de ideias
Ao final do processo criativo, os participantes terão oportunidade de socializar os resultados da experiência prática e que potencial de mudança vislumbram para os contextos educacionais de que fazem parte.
Que tal ampliar com a gente as formas de ver e fazer avaliação nos cursos? Vem! Nunca te pedi nada... :P
#Educação