Marina Palhares - Bióloga e mestre em Economia para Transição pela Schumacher College. Facilitadora de diálogos e conversas transformadoras. Aprendiz e multiplicadora de Sociocracia, Dragon Dreaming e comunicação não-violenta como ferramentas para desenhar novas formas de fazer educação.
Palestrantes
Semana de Inovação
16 a 19 de Novembro
Marina Palhares
Mestre em Economia para Transição pela Schumacher College

Agenda
- O futuro do trabalho: como desenhar cenários desejáveis - Terça - 17/11 - 14:00 às 15:50
- Comunicação nas Equipes Remotas e Colaboração nos Espaços Virtuais - Quarta - 18/11 - 16:00 às 18:00
- Oficina de sonhos: construção colaborativa de futuros possíveis - Quinta - 19/11 - 10:00 às 12:00
- Liderança Distribuída na Autogestão - Quinta - 19/11 - 14:00 às 15:50
O futuro do trabalho: como desenhar cenários desejáveis
Data: Ter - 17/11
Horário: 14:00 às 15:50
Trilhas Temáticas: Metodologias e Ferramentas
Quando a gente pensa no futuro do trabalho, é importante observar três dimensões: a tecnologia, a globalização, e as transformações da sociedade. Para conversar sobre essas 3 dimensões e tendências do momento presente para desenhar organizações do futuro, vamos começar exibindo um vídeo. O vídeo tem o propósito de trazer alguns conceitos importantes sobre o mundo atual do trabalho em constantes mudanças e perspectivas das organizações do futuro. Além de estimular reflexões sobre esse tema, vai oferecer algumas perguntas motivadoras para a roda de conversa que acontecerá em seguida.
#DesignDeFuturos
Comunicação nas Equipes Remotas e Colaboração nos Espaços Virtuais
Data: Qua - 18/11
Horário: 16:00 às 18:00
Trilhas Temáticas: Metodologias e Ferramentas
Uma das coisas que difere o ser humano de outros animais considerados inteligentes é a capacidade de se comunicar. Nós somos capazes de encaixar uma ideia na outra, somos capazes de fazer inúmeras associações e criar novas formas de comunicação. Mas ainda temos uma eterna dificuldade de se comunicar. E, especialmente em ambientes virtuais, essa dificuldade é ainda maior. Nessa oficina online, vamos falar sobre essa eterna dificuldade de se comunicar e como cuidar para que ela seja mais fluida, especialmente no ambiente virtual. Vamos falar um pouco sobre a natureza da colaboração. Será que ela é algo que surge espontaneamente em qualquer grupo? Precisamos criar um ambiente favorável para que ela aconteça? Quais são os aspectos que precisamos cultivar para que exista colaboração entre as pessoas?
Momento 1 | Vamos exibir um vídeo gravado por nós, que servirá de pontapé para a conversa que acontecerá em seguida.
Momento 2 | Por meio de algumas metodologias participativas, vamos nos comunicar de maneira assertiva sobre esses temas, criando espaços de diálogo em grupos a partir de perguntas motivadoras e ferramentas visuais interativas.
Momento 3 | Os jogos são sempre boas oportunidade de interação, colaboração e aprendizagem. Vamos propor um jogo no formato online para que as pessoas se percebam enquanto grupo e avaliem se a colaboração acontece espontaneamente ou não. Será que você é um bom colaborador quando está atuando em um grupo? Venha testar!
Essa Oficina será uma oportunidade para aprender de maneira leve, divertida e experiencial. Aprender a partir da experiência!
#Comunicação
Oficina de sonhos: construção colaborativa de futuros possíveis
Data: Qui - 19/11
Horário: 10:00 às 12:00
Trilhas Temáticas: Metodologias e Ferramentas
Você tem um sonho que está difícil tirar do papel? A reflexão sobre os desafios da sua instituição ocorre só nos gabinetes, e as soluções acabam sempre sendo míopes?
Co-criar o futuro que queremos para nossas organizações não só é possível, quanto desejável! Venha colocar a mão na massa e experimentar uma metodologia de construção colaborativa de cenários futuros.
As atividades serão voltadas para a reflexão sobre o futuro de temas como educação, populações vulneráveis, desenvolvimento sustentável, novas formas de trabalho e de organização da economia pós Covid-19. Além de conversar sobre as temáticas, você poderá sentir na prática a potência que emerge da inteligência e dos sonhos coletivos em processos facilitados.
Vem sonhar o futuro com a gente!
#Pós-pandemia
Liderança Distribuída na Autogestão
Data: Qui - 19/11
Horário: 14:00 às 15:50
Trilhas Temáticas: Gestão Pública
Você já ouviu falar da expressão mundo VUCA? É uma expressão, do inglês, para falar do mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Essas são as características do mundo moderno, onde as organizações precisam operar para lidar com um ambiente complexo e em constante mudança. Será que a gente pode inventar maneiras mais inteligentes, poderosas e significativas para trabalhar nesse mundo hoje? A resposta é sim e isso já tá acontecendo! Muitas organizações modernas estão pensando sobre isso, se transformando e gerando um grande progresso para a humanidade. As novas organizações emergentes, ou organizações evolutivas, funcionam como um sistema vivo, que respondem aos estímulos do ambiente onde estão inseridas. Uma característica principal que se destaca nesse tipo de organização é a Autogestão. Esse termo é familiar para você? Nessa Oficina, vamos conversar sobre Autogestão e como ela pode gerar uma liderança mais distribuída dentro das organizações ou projetos. Atuando em grupos, as pessoas assumem papéis diferentes, naturalmente. Você já percebeu o seu comportamento dentro dos grupos e quais tipos de funções costuma assumir? Vamos falar sobre esses papéis que os modelos de autogestão propõem e que devem ser realizados por diferentes pessoas dentro do grupo para ajudar a distribuir o poder. Momento 1 | Exibição de um vídeo Vamos exibir um vídeo gravado por nós para trazer um panorama desse mundo das novas organizações e começar a refletir sobre a autogestão. Onde e como ela pode acontecer? Momento 2 | Roda de conversa De forma dinâmica e participativa, vamos organizar grupos de diálogo para que cada um experimente um aspecto diferente da autogestão. Após os trabalhos em grupos, os participantes terão um tempo de partilha de insights. Momento 3 | Jogo Os jogos são formas simples e divertidas de levar ao aprendizado de qualquer nova ideia. Vamos simular uma situação real em que a autogestão acontece ou não acontece. Será que sabemos praticar autogestão com autonomia e eficácia? Vamos conversar e jogar virtualmente para criar novas formas de ver as organizações!
#GestãoDePessoas